R. Voluntários da Pátria 190 / sl 526
Botafogo - Rio de Janeiro
(21) 98176-1823 (whatsapp)
(21) 2246-5575
recepcao@novaclinic.com.br
Email

Congelamento de óvulos

Congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é uma técnica que visa preservar a fertilidade. Atualmente, existem 2 grupos diferentes que vem recorrendo a este tratamento.

No primeiro estão as mulheres que não desejam gestação no momento por motivos pessoais ou profissionais e, estão preocupadas com o avanço da idade reprodutiva e todas as suas consequências negativas. Neste caso há preservação da qualidade dos óvulos para utilização futura, proporcionando ótimos resultados e permitindo uma melhor programação de vida.

No outro grupo, estão as mulheres que serão submetidas a cirurgias com risco de retirada dos ovários e aquelas que iniciarão tratamento de quimioterapia ou radioterapia pélvica por alguma doença oncológica. Nesse caso, o propósito do congelamento é a preservação da fertilidade.

O tratamento é semelhante aos primeiros passos da fertilização in vitro com indução da ovulação com medicações hormonais subcutâneas, controle do crescimento folicular por ultrassonografia, aplicação da medicação em dose única para o amadurecimento final dos óvulos e a punção dos óvulos. A principal diferença é dentro do laboratório. Nessa modalidade do tratamento, após avaliação dos óvulos pela equipe de embriologias, procedemos a criopreservação daqueles que estavam maduros.