Fator ovariano

A correta função dos ovários é fundamental para se obter uma gestação. Os óvulos ficam guardados nos ovários em estágios iniciais de desenvolvimento. Quando os hormônios do ciclo menstrual começam a agir, alguns óvulos avançam a fases mais maduras até que, ao final da fase de recrutamento, apenas 1 óvulo atinge a fase final. A ovulação ocorre cerca de 14 dias após o início da menstruação. Em algumas mulheres, essa sequencia de eventos não acontece corretamente. A anovulação é quando não há rotura do folículo ovariano, fazendo com que o óvulo fique retido dentro do ovário. As doenças da tireóide e o aumento da prolactina causam distúrbios ovulatórios mas, a principal causa da anovulação é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Quando há o desejo de engravidar nas portadoras dessa síndrome, devemos individualizar o tratamento de acordo com o quadro clínico apresentado. Muitas mulheres precisam de indução da ovulação com medicamentos orais para a relação sexual programada. Algumas com ovários mais resistentes, precisam de gonadotrofinas para estimular os ovários. Alguns perfis como as mulheres jovens e obesas com SOP podem se beneficiar com o uso de medicamentos que regulam a ação da insulina como por exemplo a metformina. Caso não obtenham sucesso com os tratamentos de baixa complexidade, as portadoras de SOP podem recorrer ao tratamento de fertilização in vitro para aumentar as chances de gravidez.