R. Voluntários da Pátria 190 / sl 526
Botafogo - Rio de Janeiro
(21) 98176-1823 (whatsapp)
(21) 2246-5575
recepcao@novaclinic.com.br
Email

Fator peritoneal

Fator peritoneal

O peritôneo é o tecido que envolve todos os órgãos pélvicos e abdominais. Se, por algum motivo, este tecido é acometido por um processo infeccioso ou inflamatório, pode haver repercussão na função reprodutiva.

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres em idade reprodutiva e é caracterizada pela presença de fragmentos do endométrio (camada que reveste o útero internamente) em locais inadequados, na maioria das vezes nos órgãos pélvicos e no peritôneo. É uma doença com origem controversa mas pode haver predisposição genética e o retorno da menstruação pelas trompas, seguindo um caminho inverso, é a explicação mais aceita.

Quanto mais focos de endometriose se depositam no peritôneo, mais ele inflama. Como consequência, funções importantes do ciclo reprodutivo sofrem alterações como a ovulação, a motilidade e permeabilidade das trompas, o transporte de espermatozóides pelo trato reprodutivo feminino e a implantação endometrial (última etapa antes da gravidez quando o embrião encontra o local do útero para se desenvolver).

O tratamento da endometriose deve ser individualizado e os tratamentos de reprodução assistida estão indicados nos estágios mais avançados da doença.