R. Voluntários da Pátria 190 / sl 526
Botafogo - Rio de Janeiro
(21) 98176-1823 (whatsapp)
(21) 2246-5575
recepcao@novaclinic.com.br
Email

Infertilidade primária

Infertilidade primária

Consideramos infertilidade primária a ausência de gestação prévia em qualquer dos membros do casal. Homens e mulheres que nunca experimentaram gestações anteriores entre si, ou com outros parceiros, precisam ser investigados com o foco em prováveis alterações congênitas, estruturais e doenças adquiridas ainda na infância. Existem inúmeras doenças que levam a infertilidade primária do casal.

Apenas como exemplo, na infertilidade feminina, doenças como as mal-formações Müllerianas graves (alterações congênitas na forma do útero) e doenças genéticas como a Síndrome de Turner (ausência de um cromossomo sexual X) podem levar a impossibilidade de gestação por alterações severas no funcionamento do útero e dos ovários respectivamente.

Na infertilidade masculina, alguns exemplos são a Síndrome de Klinefelter (alteração genética onde o par XY tradicional no sexo masculino é alterado para XXY, ou seja, um cromossomo X extra) e as microdeleções do cromossomo Y (quando trechos do cromossomo Y ligados a produção de espermatozóides estão ausentes).