Miomas

A miomatose uterina, popularmente conhecida como mioma, consiste no aparecimento de tumores benignos nos úteros. Não é uma doença grave nem preocupante mas, dependendo do tamanho e da localização dos miomas, a paciente terá opções de tratamento diferentes.

Os miomas que crescem para fora do útero são chamados de subserosos e costumam ser silenciosos. Exceto quando são muito grandes, não costumam causar sintomas. Quando atingem grandes volumes podem causar dor pélvica, constipação, urgência urinária e dispareunia (dor na relação sexual).

O segundo tipo é chamado de intra-mural. Esta é a forma mais comum e está localizada dentro dos limites das paredes uterinas. Podem causar dismenorréia (cólicas na menstruação) e sangramento uterino anormal.

O último tipo é chamado de submucoso e sua principal característica é estar dentro do útero. Pela localização, este tipo de mioma pode causar metrorragia (sangramento vaginal aumentado, prolongado e imprevisível).

A retirada dos miomas por cirurgia deve ser avaliada quando os sintomas começarem a interferir na qualidade de vida. Caso ainda sejam pequenos, podemos retirar através de cirurgias mais conservadoras como a videolaparoscopia ou videohisteroscopia.

Quando os miomas forem maiores, a cirurgia clássica para retirada através de uma incisão de cerca de 12 a 15 cm na região mais baixa do abdome ou, até mesmo a retirada do útero pode ser necessária.